Existem situações muito difíceis de atravessar sozinho!

Foto de Gagaz Adam: https://www.pexels.com/pt-br/foto/vista-traseira-foto-de-pessoa-usando-jaqueta-com-capuz-amarelo-em-pe-perto-da-agua-2894948/

Por Jadir Mauro Galvão 13/09/2023

#carreira #profissão #transicaodecarreira


Cedo ou tarde você terá de lidar com uma transição de carreira. Seja você empresário ou colaborador. Mas existem tanto segredos quanto ciladas que assombram esse processo. São tantas as variáveis e incertezas que nos carregam de inseguranças, que a tomada de decisão fica martelando em nossa cabeça sem que consigamos definir o que fazer, nem tampouco conseguimos aplacar o tormento.

É até comum, mesmo depois de muito refletir, tomar uma decisão de rompante, do tipo: seja o que Deus quiser, apenas por não termos as ferramentas necessárias para ponderar as variáveis.

Não são apenas variáveis racionais em que podemos ponderar os prós e os contras. É muito mais que isso, mas quando as questões ultrapassam a esfera do racional, nos vemos em palpos de aranha.

Não se trata apenas de questões emocionais, existem forças que atuam sobre nossa vontade que nem nos damos conta e nem sabemos como lidar com elas.

Existe em nós uma força que empurra em direção ao novo, ao desafio. Mas, ao mesmo tempo, outra força nos retém pelo medo do desconhecido ou pelo receio de perder o que já se alcançou. Esse impasse e o conflito de forças oprime nossa alma e estressa nosso cérebro, quando não, todo nosso corpo físico.

Nesses casos, é bom ter alguém com mais conhecimento, que já escorregou em mais cascas de banana ao longo de sua jornada. Mas mesmo isso não é suficiente. Não basta o acúmulo de conhecimento. É preciso ter uma boa estratégia para reconhecer as semelhanças e diferenças entre a sua experiência passada e o cenário atual.

Mas também é importante ter um método de abordagem. Que possa sondar todas as variáveis que estão em jogo. Ter as ferramentas necessárias para organizar e checar a relevância das informações e mesmo técnicas de como intervir em todo esse sistema em funcionamento.

Ter alguém ao seu lado que tenha muita experiência e ainda esteja antenado com as rápidas e profundas mudanças que ocorrem em nosso tempo para te iluminar as ideias e aclarar as opções é obrigatório.

Mas não se trata apenas de conhecer, mas de ter métodos, estratégias, ferramentas e técnicas que possam conduzir o olhar e as decisões para que sejam confiáveis e assertivas.

Por isso, é imprescindível ter alguém que possa te conduzir e iluminar, não só os possíveis caminhos, mas também as armadilhas.

Mas o maior segredo aqui não é o de tomar uma decisão certa ou errada. Decisão é questão de futuro e é impossível saber o que no futuro será certo ou errado. Mas sim de estar inteiro em sua decisão. Seja qual for o resultado.

De ter estratégias de ação, qualquer que seja o resultado da escolha. Seja no pior ou no melhor cenário.

Me lembro de um amigo que me pediu ajuda para tomar uma decisão. Já demonstrava estar totalmente preparado para o fracasso de sua decisão. Ponderou sobre tudo o que podia dar errado e estava totalmente preparado para o revés e por isso mesmo encorajado a agir imediatamente.

O que fiz foi apenas mostrar o outro lado. Caso o cenário fosse totalmente favorável e seu objetivo fosse alcançado. Sua vida mudaria completamente. Não era o fracasso que o atemorizava. Já estava preparado para ele. Mas ter o que queria, ceder à força que o impelia ao novo podia provocar uma completa revolução em sua vida e fazê-lo perder muito do que já havia conquistado.

O que fiz foi apenas iluminar o outro lado que ele não havia observado com atenção.

Seja uma transição de carreira ou outra decisão sensível na vida, ter alguém preparado para te ajudar a aclarar as ideias e mesmo os cenário podem ser a diferença entre a frustração e a confiança.

 

Quer saber como se posicionar num novo cenário?

Quer saber como isso funciona?

Vamos pensar isso juntos?

Me acompanhe em meus blogs, podcasts, canal do youtube e em outras redes sociais.

Ou entre em contato diretamente comigo.

Deixe seu like e seu comentário e até a próxima reflexão.

 


Jadir Mauro Galvão é Filósofo, mestre em filosofia pela PUC-SP, Master Practitioner em PNL - Programação Neurolinguistica; Professor universitário e de pós graduação; atuou por mais de 35 anos no mundo corporativo em empresas nacionais e internacionais. Ministra cursos de desenvolvimento pessoal; coordena grupo de pesquisa em PNL. É escritor e palestrante, podcaster, youtuber, bloguer e mentora pessoas na sua transição de carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oráculo: Mensagens recebidas em preces.

Organograma!