O ingrediente mais exclusivo da Transição de Carreira!

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

 

Por Jadir Mauro Galvão 13/09/2023

#carreira #profissão #transicaodecarreira

 

O processo de transição de carreira é sempre cercado de pressões, inseguranças e medos que acabam por embotar o que de realmente importante ele reserva.

Qualquer que seja a transição, das mais simples até as mais radicais, ela sempre implica em largar o conhecido e ir na direção do desconhecido. Ainda que o conhecido não seja lá essas coisas, aprendemos a lidar com ele. Conhecemos o que ele tem de bom, ainda que não seja grande coisa, e o que tem de ruim. E mesmo esse ruim não nos faz tão mal assim.

Já o novo, sempre desperta a curiosidade, é dele que pode vir a surpresa. Em geral gostamos de surpresas, mas elas podem ser agradáveis ou não. Por vezes, perder o pouco do bom que se tem no velho pode ser muito, quando as expectativas não são atendidas.

Nem todos são hábeis em lidar com o novo. Nossa época nos legou um grande apreço ao conhecido, ao estável. Insistimos que o novo apenas some mais benefícios aos que já tínhamos. Mas não é assim que a coisa funciona. O novo não é acréscimo ao antigo. Ele só é novo, e como tal, suas surpresas boas ou ruins não podem ser balizadas pelo antigo. Tampouco comparadas com o antigo como melhor ou pior. É da natureza do novo, ser apenas e tão somente novo. Não precisando manter qualquer relação com o antigo.

Essa cilada aflige os relacionamentos afetivos, a transição de carreira, as mudanças em geral. É preciso um ajuste de olhar para encarar o novo como ele realmente é.

Como qualquer processo decisório aquelas forças que atuam sobre nossa vontade também estão presentes na transição de carreira. Mas ela tem um ingrediente que lhe é peculiar: o propósito, a missão ou dito de outro modo. O sentido de nossa vida.

Sim, nossa carreira tem uma relação estreita com o sentido de nossa vida. Direta ou transversalmente elas estão ligadas. Quer estejamos conscientes disso ou não.

Se sua carreira está intimamente ligada ao verdadeiro sentido da sua vida provavelmente você demonstrará habilidades superiores aos demais. Isso porque não são meras habilidades, mas sim dons.

Mas nossa missão ou propósito parecem ter períodos preparatórios. Uns mais longos outros menos. Com a finalidade de nos fazer reconhecer nossos dons e mesmo adquirir maestria em seu uso.

Antes que você possa acreditar que seja um daqueles que nasceu desprovido de dons, devo advertir que todos nós nascemos com dons. Mas poucos são os que reconhecem e mesmo os valorizam. É preciso um método especial para isso.

Muitos de nós valoriza culturalmente o difícil, o árduo, o sofrido. Quanto mais sofrido, mais difícil, mais valorizado. O que é feito com facilidade é menos valorizado. Mas esse é um tema para outra reflexão.

O importante para essa reflexão agora é que dentro de nós palpita o desejo de se alinhar com nossa missão, e a Vida nos acena em determinados momentos nessa direção. As janelas se abrem para que passemos para a próxima etapa de nossa jornada.

Este desejo que palpita dentro de nós não é racional. Tampouco precisa se mostrar como oportunidade de mercado ou de carreira. Não conseguimos explicar. Certas vezes parece até um contrassenso.

Mas esse mesmo desejo concorre com as outras forças, com outros desafios, com os desejos e medos de outras pessoas importantes em nossa vida. E esse desejo de se alinhar com nossa missão parece não ser superior a todas as outras forças concorrentes.

São forças psicológicas, sociais, medos irracionais (falsos) que impedem que o aceno da vida nos chegue com a força que tem.

É preciso aqui tanto experiência nessas questões quanto método apropriado para observá-las. Se usarmos as ferramentas e técnicas apropriadas saberemos distinguir as questões emocionais, os medos falsos, as pressões sociais para ter os olhos limpos para ver o que a Vida, com sua sabedoria está nos oferecendo.

Quer saber como isso funciona?

Vamos pensar isso juntos?

Me acompanhe em meus blogs, podcasts, canal do youtube e em outras redes sociais.

Ou entre em contato diretamente comigo.

Deixe seu like e seu comentário e até a próxima reflexão. 

Jadir Mauro Galvão é Filósofo, mestre em filosofia pela PUC-SP, Master Practitioner em PNL - Programação Neurolinguistica; Professor universitário e de pós graduação; atuou por mais de 35 anos no mundo corporativo em empresas nacionais e internacionais. Ministra cursos de desenvolvimento pessoal; coordena grupo de pesquisa em PNL. É escritor e palestrante, podcaster, youtuber, bloguer e mentora pessoas na sua transição de carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oráculo: Mensagens recebidas em preces.

Organograma!